Descubra os 4 passos que você deve fazer antes de começar a construir sua casa



Para muitas pessoas, construir a casa própria é um grande sonho. Elas esperam ansiosas o momento de entrar porta adentro e construir seu lar. Mas para que isso ocorra da forma como se espera e imagina, sem contratempos e problemas, algumas coisas devem ser feitas antes de começar a assentar os tijolos.

Confira agora 4 coisas que você deve fazer antes de começar a construir sua casa:

1 - Escolher o terreno com cuidado

Se você já for proprietário de um terreno, algumas coisas ficarão mais simples. Mesmo assim, é preciso verificar qual o tipo de construção é permitida, se o espaço não é de reserva ambiental ou está em processo de desapropriação. Verifique também se os impostos estão atualizados. Ao escolher um novo terreno, não basta considerar apenas localização e tamanho. Verifique todas as informações mencionadas junto à prefeitura. Seja cuidadoso avaliando se não é considerado área de risco ou possui algum problema que possa ameaçar sua futura construção. O terreno precisa ter total viabilidade para construção e um projeto aprovado antes de avançar com a construção.


2 - Pense a longo prazo

Seja na escolha do terreno ou no projeto de construção, pense a longo prazo! Exceto se pretenda se mudar logo, é extremamente importante que você avalie se o local e o projeto serão adequados para a sua família durante anos. Crianças crescem, adultos têm filhos, pessoas e parentes envelhecem. Você deve observar a vizinhança, se atende às necessidades básicas de segurança, estabelecimentos e deslocamento. Na construção é preciso pensar em cômodos adaptáveis, a real necessidade de escadas, iluminação solar, etc. Pense em um lar que seja funcional para você hoje e daqui há 10 ou 20 anos. Converse com os seus familiares, para ser mais assertivo nas decisões que tomará, pois essas decisões influenciarão muito o próximo tópico.


3 - Definir o orçamento

Após decidir tudo o que é necessário e adquirir o terreno, começa-se a ter uma boa noção do quanto seria gasto para na construção da casa. Essa definição inicial dificilmente se concretiza, mas a partir do momento que se tem dimensão do valor, fica mais fácil tomar decisões referentes à construção. É aqui você irá medir e avaliar o quanto você pode gastar, o quanto já tem e, talvez, buscar linhas de crédito para os valores além da sua disponibilidade. Não comece a construir sem saber da onde os valores virão, se possível tenha uma programação mensal de pagamentos que estejam dentro das suas possibilidades. Nada é pior do que concluir uma casa cheio de dívidas, ou pior, não conseguir concluir. É necessário muito cuidado nesse ponto. E quem pode lhe ajudar a minimizar erros nesse quesito são os profissionais.


4 - Contratar mão de obra qualificada

Profissionais qualificados podem lhe ajudar nessas etapas anteriores à construção, assessorar suas análises, sanar dúvidas e direcionar para uma construção bem planejada. Muitas vezes, para economizar, contrata-se uma equipe mais barata sem sequer verificar a qualidade do serviço. Tenha cuidado: averiguar a competência dos profissionais é fundamental para que seu sonho não vire pesadelo. Pesquisar os trabalhos anteriores, indicações e avaliações de uma equipe é uma boa opção para assegurar um alto padrão de serviço. Não abra mão de contratos detalhados e de acompanhar tudo o que está sendo feito sempre.

Após esses passos, você estará pronto para dar o start na construção da sua casa! E a Globomar quer lhe ajudar com esse sonho. Entre em contato!




1 visualização

Globomar

Engenharia e Arquitetura

CRS 512 Bloco C - Entrada 33
Brasília - DF

CONTATO!

  • Instagram

© 2020 por Globomar Engenharia e Arquitetura.