Você deve construir ou reformar seu imóvel usado?


Muitas pessoas se deparam com essa grande dúvida diante da aquisição de um imóvel usado: devo derrubar e construir ou reformar esse imóvel? A decisão, se não tomada corretamente, pode representar um grande problema, de consequências difíceis de gerenciar e custos muito além dos previstos.

E a resposta vai depender de uma série de fatores que você deve analisar. O primeiro deles é a diferença entre ambos: enquanto a reforma vai utilizar a base já existente, a construção irá modificar a estrutura original do imóvel, muitas vezes derrubando e refazendo tudo do início.

Confira agora outros pontos que devem ser considerados para essa tomada de decisão:

Estado do imóvel

Você deve observar a estrutura de sustentação existente, ou seja, pilares, vigas e lajes, com a análise e o parecer de um engenheiro de estruturas. Assim você pode determinar se a reforma atenderá o seu objetivo ou se seria mais adequada uma nova construção. Analisar todos os projetos existentes e o histórico das obras já realizadas na construção também é importante para que se tenha uma real ideia da condição do imóvel.

Tempo

Uma das principais desvantagens ao derrubar e construir é que o processo não é imediato. Vai demandar muito mais tempo que uma reforma. Se você tem pressa na utilização, esse pode ser um fator decisivo para a sua decisão.

Custo

Antes de reformar ou construir, deve-se fazer uma avaliação do que se quer modificar, do impacto da obra, do custo e de quanto isso vai agregar valor ao imóvel. Você pode fazer isso através da contratação de um profissional habilitado, engenheiro ou arquiteto, que irá elaborar um orçamento de ambas as opções e você poderá fazer um comparativo do que vale mais á pena.

Documentação e legislação

Em caso de reforma, é importante conferir se as plantas do local existem e estão de acordo com a realidade construída. Isso evita as desagradáveis “surpresas” que podem acontecer durante uma reforma, e que acabam encarecendo o preço inicial da obra. Já para a construção, esteja atento a todas as legislações vigentes e tenha certeza de que sua obra está de acordo com as recomendações.

Se você está em dúvida entre reformar e construir, é importante procurar a ajuda de quem entende. A Globomar possui os melhores profissionais do mercado prontos para construir ou reformar o seu imóvel. Nos contate!


2 visualizações

Globomar

Engenharia e Arquitetura

CRS 512 Bloco C - Entrada 33
Brasília - DF

CONTATO!

  • Instagram

© 2020 por Globomar Engenharia e Arquitetura.